Numa época em que os padrões acadêmicos não eram mais vistos com aprovação, deu-se necessária a criação de novos parâmetros estéticos que representassem a realidade. Por isso é considerado um divisor de águas na história da arte.
Movimento que teve início na obra de Cézanne, pois para o artista a pintura deveria enxergar a natureza como cones, esferas e cilindros. A pintura, para ele, não deveria copiar a natureza, e sim transformar. O propósito do cubismo era a decomposição das formas da natureza.
Das principais características do cubismo estão a representação de objetos com várias faces num mesmo plano, tendo nenhum compromisso com a real forma das coisas. Predomino de linhas retas, que não representam, mas sugerem a estrutura dos objetos. A partir daí as cores começam a ficar sombrias.
As coisas não eram mais coisas - passaram a ser pintura.
Principais artistas: Pablo Picasso, Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris e Georges Braque.
MARTINS, Simone e IMBROISI, Margaret. Cubismo. Disponível em <http://www.historiadaarte.com.br/cubismo.html> Acesso em abril de 2011.
DUARTE, Vânia. Cubismo. Disponível em <http://www.brasilescola.com/literatura/cubismo.htm> Acesso em abril de 2011.
Enciclopédia Itau Cultural. Cubismo. Disponível em <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781> Acesso em abril de 2011.