Fauvismo

O fauvismo foi um movimento curto, que durou de 1904 a 1908. Teve como mestres Matisse, Derais, Vlaminck, Dufy, Rouault e Braque. "O Fauvismo não é tudo, é apenas o começo de tudo", assim pensava Matisse. Foi o primeiro movimento de vanguarda importante do século XX.
Foi uma exposição em 1905 que inaugurou o Fauvismo em Paris. O movimento rompeu com padrões, o céu não era mais azul, era amarelo; as árvores não eram mais verdes, eram vermelhas. O público se opôs a essa mudança, e o movimento ganhou esse nome de um crítico que chamou os artistas de "feras" (fauves). Havia quem comparasse as pinturas com desenhos infantis. Matisse era o porta voz do grupo, e junto com Derain e Vlaminck começaram uma coleção de mascaras africanas, o que acabou influenciando na criação das obras.
Os fauvistas experimentavam novas maneiras de expressar as emoções, enchiam os quadros com cores exageradas e vibrantes, fizeram as cores representar sentimentos.
"Em 1908, os fovistas tinham levado o estilo aos últimos limites. A queda era inevitável. Braque explicou assim o declínio: "Não se pode ficar para sempre num estado de paroxismo."
Principais artistas: René Matisse, André Derain, Maurice de Vlamick, George Braque


André Derain, Pont de Charing Cross London, 1906

André Derain, Porto de Peche, 1905

George Braque, Landscape at Estaque, 1906

George Braque, Stil lige pitcher, 1932

René Matisse

Fontes:
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada - Da pré-história ao pós-modernismo" Rio de Janeiro: Ediouro, 1999
 
 
Copyright © História da Arte
Blogger Theme by BloggerThemes Design by Diovo.com